segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Roteiro Cultural - 29 nov. 2014

Na região leste da cidade de São Paulo estão localizados importantes patrimônios culturais tombados e não tombados pelos órgãos de proteção do Estado. Alguns deles não possuem projetos de restauro e de conservação, projetos de educação patrimonial e/ou de musealização organizados no sentido de difundir na comunidade local e na cidade a cultura e a memória da região, e sua expressiva importância para a história de São Paulo.
Os patrimônios necessitam de políticas públicas na área da educação e desenvolvimento urbano e social que se efetivem nos territórios, pois alguns destes espaços além de apresentarem-se em estado de deterioração, ou são invisíveis para a maioria da população ou são vistos como espaços de impedimento do desenvolvimento econômico. Trata-se de espaços com potencialidades turísticas, educacionais e culturais imprescindíveis para a construção e o fortalecimento da identidade dos territórios, além de serem núcleos com potencial de desenvolvimento social e de geração de emprego e renda para a comunidade.

Com objetivo de divulgar os vários patrimônios localizados na região o grupo URURAY preparou um roteiro de visita a quatro desses.

Data: 29 de novembro de 2014, a partir das 9h, com previsão de 5 horas de duração.
Será disponibilizado um ônibus gratuito
Local de saída: Metrô Belém

LOCAIS DE VISITA

Vila Maria Zélia, 1917, foi tombada em 1992 pelos órgãos CONDEPHAAT e CONPRESP.
Rua dos Prazeres, 362, Belenzinho.

Casa do Sítio Tatuapé, 1698, tombada pelo CONDEPHAAT em 1974.
Rua Guabijú, 49, Tatuapé.

Parada para o almoço

Capela de São Miguel, 1622, tombada pelo IPHAN (SPHAN) em 1938.
Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró), São Miguel Paulista.

Igreja de N. S. do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, meados do século XVIII, data oficial 1802, tombada pelo CONDEPHAAT em 4/05/1982.
Largo do Rosário, s/n, Penha de França.

Inscrição pelo e-mail:
ururay.patrimonioleste@gmail.com
Encaminhar nome, instituição representante, telefone e e-mail.

VAGAS LIMITADAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário