domingo, 27 de agosto de 2017

Ururay no Centro de Preservação Cultural da USP [Casa de Dona Yayá]


A exposição apresenta um recorte do trabalho desenvolvido pelo Grupo Ururay, coletivo formado por jovens pesquisadores e ativistas da Zona Leste de São Paulo focado na identificação, preservação e valorização dos bens culturais da região. A partir de um levantamento dos bens culturais oficialmente reconhecidos pelos órgãos de preservação naquela região, propõe-se ao visitante uma reflexão sobre a relação que estabelecemos com tais bens, com seu reconhecimento e salvaguarda. Sesmaria de passarinhos é uma parceria do Centro de Preservação Cultural da USP - Casa de Dona Yayá com o Grupo Ururay, constituindo-se em ação de cultura e extensão universitária que busca construir pontes entre a universidade e a sociedade, articulando diferentes saberes, perspectivas e iniciativas sobre o patrimônio cultural.

ABERTURA
1º de setembro de 2017, às 18h30

18h30
Exibição do documentário Territórios de Ururay

19h00
Mesa "Memória, patrimônio e universidade"
Monica Junqueira de Camargo (CPC)
Gabriel Fernandes (CPC)
Lucas Florencio Costa (Ururay)
Valéria Barbosa de Magalhães (EACH)

Na ocasião ocorrerá também a distribuição do livro Territórios de Ururay.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Entre setembro e novembro o Grupo Ururay conduzirá três itinerários temáticos com foco nos bens culturais da Zona Leste. Cada itinerário focará um bairro específico: Itaquera, Penha e São Miguel. As atividades dialogam com os temas da exposição e problematizam junto aos participantes, interagindo diretamente com a cidade e suas manifestações, o conjunto de bens reconhecidos como patrimônio cultural da Zona Leste.

Todos os percursos serão iniciados às 10h, com concentração dos participantes às 9h45. Para participar os interessados devem se inscrever individualmente em cada atividade, após divulgação por parte do CPC.

02/9. Penha
Roteiro proposto:
Igreja de N. S. do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França
Escola Estadual Nossa Senhora da Penha
Escola Estadual Santos Dumont
Ponto de encontro: Centro Cultural da Penha (Largo do Rosário, 20)

23/9. São Miguel
Esta será uma visita à Capela de São Miguel Paulista, bem tombado na região de São Miguel Paulista. A entrada na Capela possui um custo de R$4,00 (inteira) e $2,00 (meia entrada)
Ponto de encontro: catracas da Estação São Miguel da CPTM (Linha 12 — Safira)

12/11. Itaquera
Roteiro proposto:
Casarão de Sabbado D'Angelo
Casa do Chefe da Estação, Itaquera
Paróquia Nossa Senhora do Carmo
Ponto de encontro: catracas da Estação Dom Bosco da CPTM (Linha 11 — Coral)

Os interessados em participar do primeiro roteiro, no dia 2/09 devem se inscrever pelo formulário bit.ly/penha020917 e aguardar mais informações por e-mail.

2 comentários: