Histórico




O I Seminário sobre Patrimônios Históricos da Zona Leste ocorrido no Centro Cultural da Penha em março de 2014, foi organizado pelo Grupo de Memória da Zona Leste e o Movimento Cultural Penha. O Seminário surgiu como consequência de reflexões cultivadas em reuniões na Região Leste de S. Paulo a respeito dos Patrimônios Culturais. Há anos tem se buscado atrair a atenção da cidade para os Patrimônios Culturais existentes em nossa região, intento desafiador, uma vez que as políticas públicas muitas vezes expressam certo apego à uma tradição de valorizar as mesmas paisagens, reificando assim uma centralidade - que é em si uma produto histórico.

Durante este I Seminário foram expostos aos presentes a diversidade de bens históricos existentes, alguns tombados por instâncias governamentais e outros como foco de intensa mobilização popular para que tal fim (o tombamento) seja alcançado. 
Neste primeiro Seminário contamos com falas representativas, de autoridades dos órgãos públicos encarregados da proteção dos Patrimônios Culturais tombados, de universidades, do poder legislativo e da sociedade civil.

Entre os que fizeram exposição estavam a diretora do DPH e do Conpresp Nádia Somek, o IPHAN/SP representado por Ana Galvão, a professora Maria Candelária coordenadora do curso de História da Unicastelo e o Deputado Federal Vicente Cândido.
A(s) comunidade(s) se fez/fizeram valer pelas falas do Padre Ticão e do arquiteto Ruy Ohtake. Ao longo da manhã foram expostas as dificuldades e os projetos que estão em andamento para alguns bens da região.

Na plateia tínhamos um público composto por pessoas que trabalham em instituições que desenvolvem atividades na área da cultura e do turismo, Sesc Itaquera e Vila Mariana, instituições não governamentais como a dos moradores da Vila Maria Zélia, Memorial Penha de França, Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico de Guarulhos, representantes da Comissão dos Festejos do Rosário, estudantes universitários e moradores da região.
Por fim, neste primeiro evento ficou evidente o quanto se faz necessário haver mais diálogo entre a comunidade, os órgãos públicos encarregados em preservar e tombar os patrimônios e os demais setores sociais.




Chegado o dia 09/08/2014 ocorreu no Centro Cultural da Penha o II Seminário sobre Patrimônios Históricos da Zona Leste. Na primeira parte foram apresentados os trabalhos realizados pelas instituições civis começando com o projeto do ponto de cultura representado por Tiago Guerra e Bruno Leite da Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico de Guarulhos. Os pesquisadores apresentaram publicações, mapeamentos e ações de educação patrimonial. Em seguida tivemos a fala Suzy Santos sobre o conceito de Eco-museus e Museus comunitários e por fim Francisco Folco, curador do Memorial Penha de França, falou sobre o centro histórico da Penha e os trabalhos realizados pela instituição.

Frente aos vários trabalhos apresentados e por tantas outras iniciativas desenvolvidas pela comunidade, só veio a fortalecer as indicações que tínhamos levantado ao término do I Seminário sobre a existência de boas iniciativas da comunidade como os ecos museus e os centros de memória, livros e teses, mas que são pontuais e não avançam porque ficam fora de uma política de governo.
Sendo assim, para a segunda parte do seminário tivemos a exposição de Márcio Pozzer, especialista em Gestão Pública e atualmente chefe de gabinete do vereador Nabil Bonduki. Após discorrer sobre o Plano Diretor Estratégico da Cidade, o mesmo fez observações relacionadas à dificuldade de se viabilizar projetos numa proposta mais ampla de desenvolvimento e construção de políticas públicas propondo o aproveitamento do momento de discussões sobre desenvolvimento da região leste como o Arco do Futuro, presente no Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo (2013-2016) para a apresentação de um projeto piloto onde os Patrimônios Culturais pudessem ocupar um lugar de destaque dentro do desenvolvimento local, incluindo ações políticas de educação, preservação e comunicação. 
O seminário terminou com o encaminhamento de construção de um projeto piloto de Desenvolvimento local sustentável a partir dos Patrimônios Culturais da região leste da cidade.
O encontro inicial ocorreu no Memorial Penha de França, na rua Betari, onde foi organizado um   calendário de ações iniciais.

Destes encontros surgiu o Grupo URURAY – Desenvolvimento local sustentável e os Patrimônios Culturais, com o objetivo de criar uma rede horizontal de contribuição e informação, que viabilize a elaboração de um plano de desenvolvimento sustentável adotando como eixo principal o Patrimônio Cultural (ver carta de apresentação) e desenvolver ações acerca dos Patrimônios Culturais, como mapeamentos histórico-culturais, requalificação urbana, ações de educação para o patrimônio, turismo social,  fomento de linhas de pesquisas acadêmicas, entre outras temáticas.

A partir da movimentação realizada pelo Grupo URURAY, consubstanciou-se as condições para a realização do III Seminário sobre Patrimônios Culturais da Região Leste (notemos que houve, ao longo das discussões realizadas, uma mudança significativa no entendimento sobre Patrimônio, sendo representada pela adoção do caractere "Cultural" no lugar de "Histórico".




O III Seminário ocorreu em dezembro de 2014 e assim como os outros Seminários realizou-se nas dependências do Centro Cultural da Penha. O evento contou com a participação do Sesc, na pessoa de Carolina Paes de Andrade, responsável pela Ação de Turismo Social no SESC São Paulo (unidade Itaquera). A apresentação de Carolina girou em torno da enfase dada pelo Sesc ao Turismo Social e a forma pela qual tal instituição vem aprimorando suas ações nesse sentido. O Seminário prosseguiu com a fala de Sérgio Miletto, atual presidente da Agência São Paulo de Desenvolvimento da Prefeitura de São Paulo – ADE Sampa. Sergio discorreu sobre a importância de se agregar valor cultural à empreendimentos econômicos sustentáveis, de forma a garantir um desenvolvimento pautado pela participação coletiva e comunitária.

Por fim, falaram Sandra Maria Marciano e Taís Freitas de Souza representando a ONG Instituto Memórias do Brasil. As duas falaram sobre as diversas ações já realizadas pela ONG na área da Educação Patrimonial, na Vila Maria Zélia. Discorreram sobre a "Oficina da Memória" e o "Curso de Oficiais Conservadores e Restauradores" ambas ações desenvolvidas pelo Instituto Memórias do Brasil.


Após essa ação, o Grupo URURAY continuou articulando atividades/ações pelo território Leste de São Paulo. Em 2015, podemos destacar a realização de alguns roteiros culturais por bairros da região [Paisagens Culturais de Itaquera e Visita Técnica à Penha]. Além disso, é é importante ressaltar que o coletivo continuou a se reunir, debatendo constantemente suas diretrizes e conceitos embasadores, promovendo a discussão de bibliografia especializada, propiciando uma formação teórica importante à seus integrantes. É a partir desse processo que o Grupo reviu algumas de suas diretrizes e passou a denominar-se como Grupo URURAY - Patrimônio Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário